sexta-feira, 26 de março de 2010

Evolução








O papo vermelho, a cor dos frutos, a pelagem grossa dos ursos polares, a cauda colorida dos pavões e o cheiro das flores. Todas são características evolutivamente selecionadas.

Espaço aberto para questionamentos e dúvidas sobre evolução.









Referência das fotos
Ave: http://www.fotonatura.org/galerias/fotos/usr2623/usr2623_gal8.jpg
Cajueiro: http://vsites.unb.br/iq/litmo/fotos_arquivos/image004.jpg
Pavão: http://www.cardosolopes.net/Alunos/Disciplinas/CN/5_ano/pavao.JPG
Urso Polar: http://www.infoescola.com/files/2009/08/urso_polar.jpg
Abelha na flor: http://i.olhares.com/data/big/6/66727.jpg

5 comentários:

  1. Nome: Carlos
    Instituição de Ensino: EEFM Senador Fernandes Távora
    Questão:
    (Unesp) DARWIN AJUDA A LUTAR CONTRA AIDS
    Charles Darwin aprovaria. O novo tratamento contra a Aids, em desenvolvimento na universidade Havard, promete um raro avanço no combate à doença. Mas, melhor ainda, pela primeira vez uma terapia está levando a sério a teoria da evolução darwiniana, baseada no princípio da seleção natural. [...] A equipe da Universidade resolveu testar o que aconteceria se a população de vírus fosse submetida a várias drogas, AZT, DDI e Piridinona, que atacassem o mesmo alvo. O alvo é a enzima transcriptase reversa, que o HIV usa [...] para integrar seu genoma ao da célula infectada. [...] O resultado foi revolucionário [...], o vírus acabou perdendo capacidade de se multiplicar. [...] O tratamento só é eficaz quando as drogas são ministradas conjuntamente [...]

    * Folha se S. Paulo, 28 fev. 1993.

    Lembre-se de que cada droga reconhce e atua sobre uma determinada região específica da enzima transcriptase reversa e que as enzimas dependem de sua composição de aminoácidos e estrutura espacial para exercer sua função.

    a)Do ponto de vista evolutivo, e considerando a ação da seleção, explique o que ocorreria com a população viral se fosse utilizada uma única droga.
    b) Por que o tratamento só se mostrou eficaz com a administração conjunta das três drogas?

    ResponderExcluir
  2. Resposta à pergunta de Carlos, aluno da EEFM Senador Fernandes Távora

    a)Caso fosse utilizada apenas uma droga, o paciente correria o risco de selecionar vírus resistentes à droga aplicada. Uma vez isso tendo acontecido, a população viral no organismo do paciente aumentaria consideravelmente, mesmo com a utilização da droga, pois os vírus continuariam a se reproduzir, desta vez com uma linhagem de seres resistentes à única droga utilizada.
    b)Porque a utilização de três drogas que possuem pontos de atuação diferentes garantem um maior espectro de atuação do medicamento, possibilitando o ataque a vírus de diferentes linhagens e dificultando, por conseqüência, a seleção de linhagens resistentes ao tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Carmen
    Instituição de Ensino: Colégio Brasil
    Questão: (Oliveira - Filho, 2004)
    Alguns seres vivos apresentam características notoriamente prejudiciais à sobrevivência no concorridíssimo mundo selvagem, como por exemplo, o grande rabo do pavão, uma plumagem muito vistosa de uma ave qualquer ou um canto muito chamativo de sapos. Intrigantemente essas características cada vez mais se acentuam com o passar das gerações, mostrando que elassão selecionadas positivamente. Dê uma explicação para esse fenômeno evolutivo.

    Por favor, me ajudem com essa questão.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Resposta à questão de Carmem do Colégio Brasil:

    Realmente, as características sura-citadas são de produção dispendiosa do ponto de vista metabólico (requerem energia para serem produzidas). O grande rabo do pavão pode oferecer vários inconvenientes em sua vida cotidiana.

    E vale lembrar que, nos casos referidos - reprodução sexuada, sistema female choice -, a estratégia mais vantajosa para os machos (que apresentam altíssimas taxas de produção de espermatozóides) é a de copular com o maior número de fêmeas no menor período de tempo possível; enquanto que, para as fêmeas (portadoras de um número bem menor de gametas que os machos), a estratégia mais vantajosa é a de ser seletiva.

    E se as fêmeas preferirem pavões que apresentam rabos grandes e elegantes? E se uma plumagem vistosa e atraente for mais ao goso das fêmeas? E se as fêmeas se impressionarem com o canto majestoso dos sapos? O que acontece?

    Os machos com tais estruturas apresentam um maior sucesso reprodutivo (por atraírem mais fêmeas, produzem mais filhotes) do que os machos que aprezentam tais estruturas de forma menos desenvolvida. E aí? O que acontece?

    Aumenta a frequência dos alelos responsáveis por tais características na população. Aumentando assim, a frequência dessas características ao longo do tempo. E, na competição pelo acesso às fêmeas, vão surgindo indivíduos com essas estruturas cada vez mais desenvolvidas. Já que boa parte dos alelos são passados tanto aos filhotes machos como às filhotes fêmeas.

    Charles Robert Darwin se referiu em seu trabalho "A Origem das Espécies" (1859) a esse caso particular de seleção natural como Seleção Sexual.

    Esperamos ter podido ajudar, para maiores dúvidas e esclarecimentos, estamos à disposição.
    De nada!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber o porquê de no mimetismo mulleriano um modelo toxico ou perigoso é imitado por outra espécia toxica ou perigosa. Ela já não é tóxica? Possui coloração de advertÊncia e etc...?Qual a razão dessa ''imitação''?
    Não consigo entender isso..

    ResponderExcluir