sábado, 27 de março de 2010

Botânica








Espaço para dúvidas e questionamentos acerca da Botânica








Fotos: http://images.google.com.br/images

24 comentários:

  1. Nome: Antônio
    Insituição de ensino: Colégio Cearense
    Questão:
    (Amabis & Martho, 2008) Um jovem decidiu construir uma casa sobre os ramos mais baixos de uma grande árvore, que ele pretende deixar para seus filhos e netos. Uma preocupação, durante a elaboração do projeto, é que a casa poderia ficar cada vez mais alta com o passar dos anos. Qual sua opinião a respeito disso: Justifique-a.

    ResponderExcluir
  2. Resposta à pergunta de Antônio, aluno do Colégio Cearense

    Caro Antônio,
    por mais que se passem os anos, a casa do jovem construtor permanecerá sempre na mesma altura. Isso ocorre porque o crescimento vertical dos vegetais é propiciado por divisões celulares que ocorrem no meristema apical do caule, que, como o próprio nome já diz, localiza-se na região superior do caule das plantas. Dessa forma, por mais que os anos passem e a árvore cresça, a casa do jovem construtor não sairá de sua altura original, pois o crescimento da árvore ocorre a partir da região caulinar apical e não da região radicular, o que provavelmente pensou o rapaz.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Marcilon
    Instituição de Ensino: Colégio Antônio Sales
    Questão:
    (Fuvest-SP) No que diferem as briófitas e pteridófitas quanto ao deslocamento de água no interior da planta?

    ResponderExcluir
  4. Respota à pergunta de Marcilon, do Colégio Antônio Sales

    Caro Marcilon,
    a diferença de condução de água em briófitas e pteridófitas se dá devido a diferenças anatômicas nos dois grupos vegetais. As briófitas não possuem vasos condutores, sendo, portanto, avasculares. Já as pteridófitas possuem, mesmo que de forma rudimentar, um sistema de transporte em seu interior.
    Dessa forma, o deslocamento de água nas briófitas ocorre célula a célula, pelo processo de osmose, enquanto que, nas pteridófitas, o transporte ocorre por meio de seus rudimentares vasos condutores.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Otávio
    Instituição de Ensino: Colégio Castor
    Questão:
    (Moji-SP) Na fotossíntese, ocorrem várias reações que podem ser agrupadas em duas etapas.
    a) Quais são essas etapas?
    b) Onde ocorre cada uma delas?
    c) Em qual etapa ocorre liberação de O2?
    d) Como se estabelece a ligação entre as duas etapas?

    ResponderExcluir
  6. Reposta à pergunta de Otávio, aluno do Colégio Castor

    a) Etapa fotoquímica (ocorre na presença da luz) e etapa química
    b) Etapa fotoquímica: membrana do cloroplasto
    Etapa química: estroma dos cloroplastos
    c) A liberação de O2 ocorre na etapa fotoquímica, após a fotólise da água, que libera elétrons para a recomposição da clorofila do fotossistema II, íons hidrogênio para o aceptor NADP e íons oxigênio, que se combinam para a formação do gás.
    d) Para que o objetivo final da fotossíntese seja cumprido (síntese de matéria orgânica), é preciso que na fase química, ocorram reações com produtos proveniente da fase fotoquímica. Esta fornece para aquela ATP e NADPH2. O NADPH2 reagirá com o CO2 proveniente do meio a fim de formar glicose. A energia necessária para o acontecimento desta reação será fornecida pela molécula de ATP.

    ResponderExcluir
  7. gente,

    achei bem interessante a idéia do blog,o espaço de tira dúvidas é bem legal, possibilita que os estudantes tenham uma fonte segura sobre o assunto!
    Parece que o blog já está dando resultados...

    ResponderExcluir
  8. Boa noite...a questão é...Relação entre arte topiária e auxina.
    obrigada

    ResponderExcluir
  9. Relacione citocinina e floricultura

    ResponderExcluir
  10. Relacione etileno e difusão de O2 no espaço intercelular

    ResponderExcluir
  11. Relacione Acido abscísico e redução da taxa fotossintética

    ResponderExcluir
  12. Relacione óvulo e semente

    ResponderExcluir
  13. Relacione irritação cutânea e tricomas

    ResponderExcluir
  14. relacione anemocoria e Tabebuia sp.

    ResponderExcluir
  15. Não precisa responder as dúvidas anteriores pois já fiz o trabalho.
    muuuuuuuuuuito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei intrigado ao observar uma planta que consegue brotar nos fios da rede elétrica. Gostaria de saber o nome dessa planta e sua classificação. Ela é tida como parasita, mas como consegue sobreviver sem hospedeiro? Talvez se trate de uma epífita. Esse vídeo mostra o fênomeno a que me refiro: http://www.solociencia.com/videos/online/partituras-menguantes-/SRDKmvCXxvk&feature=youtube_gdata/

    ResponderExcluir
  17. Oi :) assim, ganhei vários chuchus da minha vizinha, e um deles brotou, sozinho, ai eu plantei ele em vaso (não botei fora por causa da geada) e botei uns galhos pra ele se agarrar. Ele esta ótimo, crescendo super rápido, e um dos ramos dele se esticou MUITO pra alcançar um galho que tava bem longe, isso em uma unica madrugada. Minha dúvida é: como raios o chuchu sabia que tinha aquele galho que ele se agarrou existia e como ele chegou ate esse galho(desafiando, inclusive, leis gravitacionais)??

    ResponderExcluir
  18. Quais são as diferenças anatomicas entre briofitas e pteridofitas?

    ResponderExcluir
  19. Quais são as diferenças anatomicas entre briofitas e pteridofitas?

    ResponderExcluir
  20. em qual etapa a liberação de o2 para a atmosfera?

    ResponderExcluir
  21. Relação entre arte topiária e auxina; citocinina e floricultura; etileno e difusão de O2 no espaço intercelular; Acido abscísico e redução da taxa fotossintética;óvulo e semente; irritação cutânea e tricomas; anemocoria e Tabebuia sp.

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  22. A casa permanece na mesma altura pois o crescimento vertical das árvores ocorre apenas nas gemas superiores, levando à formação de novos galhos mais altos, os galhos mais baixos e antigos não crescem (para cima), a região do tronco onde eles estão já parou de crescer.

    ResponderExcluir
  23. Oi gente, boa noite! Alguém da biologia, que seja mais afinado à botânica e saiba explicar o aparecimento de uma segunda e talvez até uma terceira "cabeça" em uma gueiroba (Syagrus oleracea) adulta?

    ResponderExcluir