quinta-feira, 25 de março de 2010

Apresentação

Olá a todos.

O Dúvidas Biologia os saúda e os convida a postar questões e dúvidas de seu interesse em nossos comentários. As mesmas serão respondidas o mais rápido possível.

Sigam as instruções abaixo na submissão:
Nome:
Instituição de Ensino:
Questão ou Dúvida:

Obs: Colocar referência das questões.

Exemplo:
Nome: Larissa
Instituição de Ensino: Escola X
Questão: (UFRJ) As flores que se abrem à noite, como por exemplo a dama-da-noite, em geral exalam um perfume acentuado e não são muito coloridas. As flores diurnas, por sua vez, geralmente apresentam cores mais intensas. Relacione essa adaptação ao processo de reprodução desses vegetais.


Utilizando-nos do computador como ferramenta, apostamos na tendência tradicional de ensino para esclarecer dúvidas e questionamentos.

Fiquem à vontade e sejam todos bem vindos!

13 comentários:

  1. Nome: Daniel Passos
    Instituição de Ensino: Universidade Federal do Ceará - UFC
    Questão ou Dúvida:
    (FUVEST-SP) Em uma praia existem, fixos
    às rochas, anêmonas, cracas e mexilhões; há também águas-vivas e camarões nadando. A que filos pertencem esses animais?

    ResponderExcluir
  2. Nome: Biokhan
    Instituição de Ensino: Colégio 7 de Setembro
    Questão:
    (UFEEJ)É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro. Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este blog!
    Estava precisando muito disso!
    Parabéns pela iniciativa!

    Quero ver as respostas...

    ResponderExcluir
  4. Resposta à pergunta de Daniel, aluno da Universidade Federal do Ceará

    Caro Daniel,
    na praia do exercício proposto pela FUVEST-SP, há animais dos filos Cnidaria (Anêmonas e águas-vivas), Mollusca (mexilhões)e Crustacea (cracas e camarões).

    ResponderExcluir
  5. Respota à pergunta de Biokhan, aluno do Colágio Sete de Setembro

    Caro Biokhan,
    A captação e o transporte do oxigênio (gás utilizado no processo de respiração celular) são realizados, nos seres humanos e em alguns animais, pelas células sanguíneas vermelhas. Estas células apresentam a proteína hemoglobina, que é formada por 4 subunidades, sendo cada uma delas conectadas a um grupo heme, que consiste na ligação de uma molécula orgânica (geralmente a porfirina) ao íon ferro.
    Na ocorrência do processo de inspiração, as hemácias presentes nos capilares sanguíneos que envolvem os alvéolos pulmonares captam o oxigênio ali presente.
    A ligação do oxigênio às células vermelhas ocorre na hemoglobina, na região do grupo heme, local em que se encontra o íon ferro.

    A falta de ar apresentada pelas mulheres anêmicas pode ser devida à falta de ferro em seu organismo. Dessa forma, os grupos hemes não são formados e a captação do oxigênio pelas hemácias fica comprometida.
    A ingestão de sais de ferro ou de alimentos ricos em ferro aliviarão o cansaço manifestado pelas mulheres sintomáticas, pois possibilitarão a reconstituição dos grupos heme e facilitarão a captação do gás oxigênio inspirado e o seu transporte pela corrente sanguínea por meio da hemoglobina presente nas hemácias.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Alícia
    Insituição de Ensino: Colégio Irmã Maria Montenegro
    Questão:
    (Amabis & Martho, 2008): Considerando que a "lei do tudo ou nada" é válida para todos os músculos esqueléticos, como podemos graduar nossa força muscular?

    Por favor, me ajudem com essa questão.

    ResponderExcluir
  7. Resposta à pergunta de Alícia, aluna do Colégio Irmã Maria Montenegro

    "Lei do tudo ou nada": Dado um estímulo, a fibra muscular contrai-se totalmente ou não se contrai de forma alguma.

    A "lei do tudo ou nada" é válida para todos os músculos esqueléticos, mas o que gradua nossa força muscular é o número de fibras musculares estimuladas pelo motoneurônio responsável pela transmissão do impulso nervoso até elas. Quando o estímulo nervoso é fraco, apenas algumas fibras são estimuladas, ocorrendo a contração fraca do músculo. Na estimulação forte, muitas fibras são estimuladas concomitantemente e a contração do músculo ocorre de forma mais intensa.

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente... o debate sempre é bom.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Luciana de Lima
    Instituição de Ensino: Universidade Federal do Ceará - UFC
    Questão ou Dúvida:
    Olá pessoal.
    Muito bacana a proposta! Os comentários foram simulados por vocês ou realmente teve gente de fora que se interessou? O debate ficou muito interessante do ponto de vista educacional.
    Tenho apenas algumas sugestões:
    - Para as imagens que vocês trouxeram inicialmente vocês também poderiam escrever um pequeno texto antes das imagens para que o aluno compreenda o que tem que fazer. Eu, particularmente, tive que procurar e só compreendi quando cheguei ao final do blog.
    - Vocês poderiam também propor uma pergunta curiosa a respeito de cada tema.
    - Além de imagens e vídeos, vocês poderiam inserir também alguns simuladores ou algumas simulações sobre um dos temas.

    Gostei muito dos links apresentados e das respostas dadas aos participantes.
    Vocês estão de parabéns!

    Abraço.
    Luciana.

    ResponderExcluir
  10. Resposta a Luciana de Lima da Universidade Federal do Ceará:

    Cara Luciana,
    todas sugestões são bem-vindas e recebidas como convidadas indispensáveis à construção de um espaço virtual de discussão.

    O Dúvidas Biologia encontra-se inserido em alguns sistemas de busca e outros mecanismos de divulgação on-line. Está aberto a questionamentos e dúvidas de estudantes de onde quer que sejam. Esperamos cumprir com nosso propósito tanto quanto nos for possível.

    Gratos pelas congratulações e pela oportunidade que nos foi dada.

    Abraço,
    Dúvidas Biologia.

    ResponderExcluir
  11. como podemos caracterizar histologicamente o osso compacto e osso trabecular (ESPONJOSO) ?

    ResponderExcluir
  12. (PREUNI/SEED-SE/2015) A transformação, uma das formas da bactéria de incorporar material genético pode ser caracterizada como troca? Pelo o que eu sei a palavra troca significa transferência mútua, o que não ocorre na transformação!!

    ResponderExcluir
  13. Nome: Graça Santos
    Escola: Floraino Cavalcanti (floca)
    email: graasnts@gmail.com

    Eu li que ao nível do mar a uma pressão de 1 atm nos temos valores constantes no ar de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 0,03 de Gás carbônico

    Mas quando nos expiramos nós expelimos os 78% de nitrogênio, 14% de oxigênio e 5% de Gás carbônico, como o o2 e co2, voltam imediatamente para os valores de 21% e 0,03%?


    ResponderExcluir